O ratinho do Quico

04-08-2010 12:14

 O ratinho do Quico

Enviado por Guilherme Roberto Liça

 

Comentário

 

Este episódio é a terceira parte da saga "Madruguinha, o cãozinho do Quico". Nos dois primeiros episódios, Quico é presenteado pelo Professor Jirafales com um cachorro, o qual ele dá o nome de Madruguinha. Porém, na vila são proibidos os animais e Dona Florinda leva o cachorro embora escondido de Quico. O garoto fica triste, mas depois acha um substituto de animal de estimação: um ratinho.

 

Infelizmente, este episódio não é exibido mais pelo SBT.

 


Roteiro

 

Cena 1

 

O episódio começa com a cena de Quico chorando e nessa hora chega o Nhonho cantando.

 

Nhonho: O Que te aconteceu, Quico?

Quico: Que te importa?

Nhonho: Eu tenho um saco de bolachas e ia te convidar, mas por ser grosseiro não te convido pra nada.

Quico: Acontece que eu não queria.

 

Nisso Nhonho tenta fazer inveja a Quico, que se revolta e atira as bolachas do Nhonho no chão, que começa a chorar. Chaves aparece com um estilingue na mão.

 

Chaves: Que te aconteceu, Nhonho?

Nhonho: Que te importa?

Chaves: Come torta.

Nhonho: Chaves, deixa as bolachas aí que são minhas.

Chaves: Não são suas, estavam no chão e como eu as encontrei são minhas.

Nhonho: Mas são minhas bolachas. (E taca as bolachas no chão, Chaves se enfurece)

Chaves: Agora sim te surro na pança.

 

Ele tenta bater, mas sempre ele mesmo voltava depois que socava a pança, depois Nhonho começou a dar suas famosas pancadas.

 

Chaves: Na próxima você vai ver.

Nhonho: Pra você ver que eu sou boa gente, vou deixar pegar minhas bolachas, mas com uma condição.

Chaves: Qual?

Nhonho: Que me diga porque o Quico estava chorando.

 

Chaves explica que o Professor Jirafales deu um cachorro ao Quico mas a mãe dele devolveu, e Chaves conclui que é porque o tonto do dono da vila não gosta de animais.

 

Nhonho: Mas o dono da vila é meu pai.

Chaves: Eu sei.

Nhonho: Então porque diz que ele é tonto?

Chaves: Porque os bons meninos não devem dizer coisas mais fortes.

Nhonho: Ah não, então assim sim. Além do mais a culpa é do Professor Jirafales por ter dado o cachorrinho ao Quico, porque ali está escrito claramente que estão proibidos os animais.

Chaves: Depois diz que não é tonto seu pai.

Nhonho: Por que?

Chaves: Porque pôs o letreiro, porque os animais não sabem ler, pois imagine um animal tentando ler. (Seu Madruga chega com um jornal na mão)

Seu Madruga: Eu sei melhor que você Chaves.

Chaves: Mas eu não tava falando de você, estava falando de outros animais.

Nhonho: Pois é, pois é, Seu madruga já viu o letreiro que pôs o meu pai? (Seu Madruga lê do seu jeito de mula de sempre)

Seu Madruga: Que bom, mas agora não tem ninguém pra cobrar o aluguel, não são tão más as notícias.

Nhonho: Ai Chaves, comendo as bolachas que estavam no chão.

Chaves: Por que?

Nhonho: Porque está cheio de minhocas.

Chaves: E?

Nhonho: Porque o chão está cheio de minhocas.

Chaves: Havia, não sabia que estão proibidos os animais? (Nhonho reflete) Olha Nhonho, as lagartixas estão proibidas?

Nhonho: Sim, também.

Chaves: Pois não obedeceram. (Nisso aparece o Quico com um saco)

Nhonho: Já tratou de comprar bolachas, mas eu vou comprar outras maiores. (Quico lê o letreiro e mostra o rato, e Dona Florinda chega)

Quico: Mamãe, Mamãe!

Dona Florinda: Já sei meu tesouro, está triste porque devolvi seu cachorrinho ao Professor Jirafales.

 

Quico afirma que não e que está muito feliz. Dona Florinda vai para sua casa, e Dona Clotilde chega à vila.

 

Dona Clotilde: Quico, diz à sua mãe que aqui ta o açúcar que me pediu da venda.

Quico: Sim, Dona Clotilde.

 

Quico entra e Madruga sai cantando. A cena corta para Dona Clotilde. Chaves, que estava matando lagartixas, acerta no traseiro dela.

 

Dona Clotilde: Tinha que ser o Chaves de novo.

Chaves: É que eu queria matar lagartixa.

Dona Clotilde: E eu tenho cara de lagartixa? (Chaves olha quem cara de quem desconfia) Mas um dia ainda vou embora dessa vila.

Chaves: Não, não faça caso aos letreiro.

Dona Clotilde: Qual letreiro?

Chaves: É que... não, nenhum.

 

A cena volta pra Seu Madruga sendo acertado por um saco.

 

Chaves: Você que teve a culpa Nhonho, você entrou na frente quando eu ia matar a lagartixa que estava atrás de você. (Seu Madruga chega por trás do Nhonho que se espanta)

Seu Madruga: Lagartixa é sua tia. De quem são essas bolachinhas?

Nhonho: São minhas.

Seu Madruga: Ah, sim. (Seu Madruga taca o saco na cara do Nhonho)

Chaves: Não desperdice a comida.

Nhonho: Deixa as bolachas aí que são minhas. (Começam a brigar pelas bolachas até que Quico aparece)

Quico: Não faça caso, Chaves, eu tenho aqui um ra... umas bolachas.

Chaves: Me convida?

Quico: Sim.

Chaves: Acontece que eu não queria...você disse que sim?

Quico: Sim, chaves acontece que eu sou um menino bom, que sempre ajuda os que estão nesse mundo desarranjados.

 

Chaves enrola Quico discutindo com o Nhonho, até que Quico perde a calma.

 

Quico: Ai cale-se, cale-se, cale-se que você me deixa louco!

Chaves: Ninguém tem paciência comigo.

Quico: Não. Não vai querer minhas ra... minhas bolachas? (Chaves pega o saco e olha espantado)

Chaves: Quico, não são bolachas.

Quico: Claro que não.

Chaves: É açúcar.

Quico: Sim , e você pensou... (Quico se espanta) Então o saco que dei pra minha mãe...

 

Ouve-se um grito e os garotos correm pra ver, e é Dona Florinda caída na janela. Quico fica assustado ao ver a mãe.

 


Cena 2

 

Quico está no 2º pátio e aparece Chaves com um estilingue na mão.

 

Quico: Chaves, o que está fazendo?

Chaves: Estou matando lagartixas.

Quico: E quantas você matou? (Chaves conta nos dedos e conclui)

Chaves: Nenhuma.

Quico: Nenhuma?

Chaves: É que as vezes há boa sorte.

Quico: Se diz má sorte.

Chaves: Boa sorte.

Quico: Mas se não matou nenhuma.

Chaves: Boa sorte para as lagartixas.

Quico: Por isso que eu digo que é boa sorte... e olha Chaves, você não tem medo das lagartixas?

Chaves: Claro que não, eu sou homem.

Quico: Que bom, que bom, e você tem medo das ratas?

Chaves: Menos.

Quico: Quer uma bolacha?

Chaves: Sim, Sim.

 

Chaves questiona Quico se são bolachas, Quico averigua e conclui que são bolachas e Chaves o questiona novamente.

 

Chaves: Mas é que sempre que eu te peço algo, você diz que não.

Quico: Minha consciência me disse que eu deveria ser um menino muito bom.

Chaves: Ah bom, então assim, sim.

Quico: Chaves, aí vem a Bruxa do 71.

Dona Clotilde: A quem você diz bruxa? (Quico olha pra todos os lados)

Quico: Chaves, você vê alguma outra?

 

A Bruxa sai correndo atrás do Quico e Chaves aproveita pra olhar e fica assustado saindo correndo, Madruga sai da casa 72.

 

Seu Madruga: Que te aconteceu?

Chaves: A Bruxa do 71.

Seu Madruga: Francamente, francamente, quantas vezes tenho que dizer que não diga Bruxa à Dona Clotilde, homem?

Chaves: Mas é sim bruxa, veja o que ela fez com as bolachas?

Seu Madruga: Que fez com as bolachas, se Dona Clotilde... (Seu Madruga mete a mão e se enoja) O que é isso?

Chaves: Eram bolachas, mas passou a Bruxa do 71 e transformou em rata. (Seu Madruga bate no Chaves)

Seu Madruga: Não chore, e me consiga um pedaço de queijo pra que ponhamos veneno e a rata morra.

 

Dona Clotilde ouve e vai correndo à sua Casa. Chaves continua chorando e Quico reaparece.

 

Quico: Não chore Chaves, a Bruxa do 71 não me alcançou.

Chaves: Não estou chorando por isso tonto.

Quico: Pois então?

Chaves: É que Seu Madruga quer que eu lhe consiga um pedaço de queijo. (Dona Clotilde aparece com um saco na mão)

Dona Clotilde: Toma, toma, toma, se é pra Seu Madruga eu lhe dou com muito gosto.

 

E vai com aquela cara de solteirona apaixonada pra sua casa. Chaves suspeita de uma bruxaria com o queijo, Madruga vê o saco e pensa que é a rata. Ele esmaga o queijo, e a bruxa sai da casa.

 

Dona Clotilde: Que disse Seu Madruga?

Quico: Não quis o queijo.

Dona Clotilde: Ah não? Pois melhor, assim não desperdiço meu desjejum.

 

Chaves e Quico se desesperam quando vêem que Dona Clotilde pegou o saco com a rata, e a Bruxa... digo a Dona Clotilde desmaia quando vê a rata.

 

Quico: Cadê a rata?

Chaves: Nossa.

Quico: Não a mate, não a mate. (Madruga sai da casa)

Quico: O Chaves quer mata-la.

Seu Madruga: A quem quer matar? (Madruga pensa que Quico se refere à Bruxa, e diz ao Chavinho ir o mais longe possível)

Chaves: Não sou nenhum animal. (Dona Clotilde acorda)

Dona Clotilde: Onde estou?

Seu Madruga: Aqui na nossa vila, e eu sou Seu Madruga.

Dona Clotilde: É você!

 

Ela lhe dá um tapa na cara. Ela fala do rato e ele não entende, chega Dona Florinda ouve a conversa, e pensa que foi Madruga que mandou o rato pra ela e lhe bate.

 

Dona Florinda: Vamos Dona Clotilde, não se misture com essa gentalha.

Dona Clotilde: Genta... (Dona Clotilde se dá conta e se despede, Madruga joga o chapéu no chão)

 

Chaves: Seu Madruga, não vai emprestar o estilingue pra eu mata-la?

Seu Madruga: Sim, Chaves.

 

Nesse meio tempo a rata entra no chapéu de Seu Madruga. Ele entra em sua casa e Quico sai desesperado pra defender a rata.

 

Quico: Pare, Chaves! Quico pega o chapéu do chão)

Seu Madruga: Alguém viu meu chapéu?

Quico: Sim, aqui está.

 

Madruga pega e o coloca com o rato dentro, sente o bicho e desmaia. Chaves e Quico vão pro outro pátio, onde o Nhonho está sentado comendo bolachas.

 

Nhonho: O que acontece?

Chaves: Estamos procurando uma rata.

Nhonho: Não há, nesta vila estão proibidos os animais.

Quico: Não se meta no que não te importa.

Nhonho: É que vocês estão com inveja porque eu estou comendo um saco de deliciosas bolachas, além do mais não pensem que eu vou oferecer.

 

Chaves diz que virará grude na pança do Nhonho e a rata entra no calção do Nhonho. Ele começa a correr pra todos os lados da vila.

 

Quico: Não entendo o que aconteceu ao Nhonho. Por que se foi como gelatina sem parar?

Chaves: É que nessa vila estão proibidos os animais.

 

Nos créditos Nhonho continua a correr, Chaves e Quico tentam espanta-lo. Dona Florinda e Dona Clotilde ajudam Seu Madruga a se levantar, mas a solteirona do 71 monopoliza os movimentos do Madrugão, fazendo com que elas briguem de novo.