Os balões levam o Chaves

04-08-2010 12:19

 Os balões levam o Chaves

 

Seu Madruga e Dona Clotilde chegam à vila. Seu Madruga ajuda a Bruxa do 71 a carregar as compras até a porta de sua casa.

 



Dona Clotilde: Obrigada, obrigada! Até aqui está bom. Como posso agradecer?
Seu Madruga: Não precisa se incomodar.

Chegam Chiquinha e Chaves.


Chiquinha: Puxa, pai! Não volte a andar com a Bruxa do 71, ela pode te fazer uma bruxaria
Seu Madruga: Ouça minha filha, em primeiro lugar a senhorita do 71 não é nenhuma bruxa. Em segundo lugar, nós temos que fazer favores aos nossos semelhantes.
Chaves: E o seu pai é muito semelhante a uma bruxa.
Seu Madruga: Claro e... Tinha que ser o Chaves mesmo. O que eu quero dizer é que temos que fazer favores às outras pessoas, (Dona Clotilde aparece na janela de sua casa)principalmente à senhorita Clotilde que é uma pobre anciã.
Dona Clotilde: Hã? O que disse?
Seu Madruga disfarçando: Não, não.. nada!
Dona Clotilde: Nada?? Pois eu vou falar. Saiba que para o meu próximo bolo de aniversário, olhem! Vão ter apenas 40 velhinhas.
Chiquinha: Faltou dinheiro para o resto?
Seu Madruga: Chiquinha, por favor!
Dona Clotilde: Se eu fosse a mãe dessa menina...
Seu Madruga interrompendo: Eu não seria o pai.

Dona Clotilde irritada fecha a janela de sua casa.

Seu Madruga: Escutem, como eu ia dizendo, devemos fazer favores aos outros, entenderam?
Chiquinha: Sim papai!

Seu Madruga vai pra sua casa e chega Quico no pátio com uma bexiga.

 



Chaves: Quico, me empresta sua bexiga?
Quico: Sim, toma!
Chaves: Também nem queria e... Você disse que sim?
Quico: Sim Chaves! Porque eu sou uma criança de bom coração e eu gosto de fazer favores aos outros.

Chaves vai pegar a bexiga da mão do Quico e Chiquinha interrompe.

Chiquinha: Não não, Chaves! Pois o Quico vai ficar dizendo que você deve muitos favores a ele e que você se aproveita dele e que você engana ele. Não, não!!!
Chaves: O que você tá falando de mim hein?

Chaves se aproxima de Quico e lhe dá um soco. Quico fica choramingando.

Chaves: Engole a bexiga!
Chiquinha: Ah Quico, não chora! Não ligue para o que o Chaves faz. Olha, me empresta a bexiga? (Antes de Quico responder Chiquinha pega a bexiga da mão do Quico) Ah, obrigada!
Quico: Pois sabe que eu tenho mais dinheiro e vou comprar uma bexiga muito maior.

Chiquinha brinca com a bexiga e Chaves se aproxima.

Chaves: Chiquinha, me empresta a bexiga?
Chiquinha: Ai Chaves, não é minha. Quico me emprestou com muito carinho essa bexiga. Arrume outra tá?

Chiquinha sai cantando com sua bexiga e Quico chega também cantando, com uma bexiga maior.

Chaves: Me empresta sua bexiga, Quico?
Quico: Sim, toma! Porque eu sou uma criança de bom coração e tenho que fazer favores aos outros.

Chaves brinca com a bexiga e Quico fica olhando.

Quico: Obrigado, não?
Chaves: De nada.

Dona Florinda chega à vila com uma cesta.

Dona Florinda: Já cheguei tesouro. Vamos, como se comportou?
Quico: Muito bem mamãe! Eu sou um garoto que tem um coração muito grande e muito bom e gosto de fazer favores a todas as crianças do mundo.
Chaves: Dona Florinda, eu vou fazer o favor de carregar sua cesta. (Chaves abaixa pra pegar a cesta e solta a bexiga, que voa)

 


Quico: Mamãe, mamãe! O Chaves soltou minha bexiga e ela foi embora.
Dona Florinda: Tinha que ser o Chaves mesmo... Mas não chore tesouro. (Ela dá dinheiro para Quico) Tome, compre todas as bexigas que quiser.
Quico: Obrigado mamãe! (Mostra o dinheiro para Chaves e sai da vila)
Chaves: E você Chaves, me dá essa cesta!

Dona Florinda puxa a cesta da mão do Chaves e acerta o Seu Madruga que estava passando por trás.

Dona Florinda: Por que fica no caminho, seu tonto?

Dona Florinda entra pra sua casa e Seu Madruga irritado joga seu chapéu no chão.

Seu Madruga: Pena que não seja um homem. (Chiquinha chega à vila)
Chaves: Então por que usa calças?
Seu Madruga: Será possível? Eu quero dizer que pena que ela não seja um homem.
Chiquinha: Ah não, papi! Se sendo mulher já faz o senhor em pedaços, imagina se fosse homem.
Chaves: Já teria te matado.

 


Seu Madruga irritado joga o cigarro no chão e entra pra sua casa. Chaves pega o cigarro do chão.

Chiquinha: Vai fumar?
Chaves: Não!
Chiquinha: E então?

Chaves pega o cigarro e encosta na bexiga de Chiquinha, que fura. Chiquinha começa a chorar.

Chaves: Por que não me emprestou?
Chiquinha choramingando: Eu vou pegar bastante dinheiro e vou comprar bastante bexigas e você não tem dinheiro... (Chiquinha sai da vila e Quico chega com mais uma bexiga)
Quico cantando: Mais uma bexiga, mais uma bexiga... (Ele chega perto do Chaves) Olhe, e essa aqui eu não te empresto e...

Chaves fura a bexiga do Quico com o cigarro. Quico chama sua mãe enquanto Seu Madruga sai de sua casa e pega seu chapéu que estava no chão do pátio. Dona Florinda chega no pátio também.

Dona Florinda: O que foi? O que fizeram com você tesouro?
Quico: Ele estourou a minha bexiga com o cigarro.

Dona Florinda se aproxima do Seu Madruga e lhe dá um tapa.

Dona Florinda: E da próxima vez, vá estourar a bexiga da sua vó!
Chaves: Seu Madruga, a sua vó ainda tem bexigas?

Seu Madruga dá um cascudo em Chaves, que chora. Madruga diz a famosa frase "Só não te dou outra porque..." e entra pra sua casa.

 


 


Quico: Estou muito bravo com você e eu vou comprar outra bexiga e não vou te emprestar.

Quico sai da vila e Dona Clotilde sai de sua casa e vê Chaves com o cigarro na mão.

Dona Clotilde: Fumando na sua idade?
Chaves: Não, não! (Joga o cigarro no chão)
Dona Clotilde: Ah, é você!! Pois venha cá! (Chaves sai correndo pro outro pátio) Ora seu...
Chiquinha chega cantando: Aposto como o tonto do Chaves não estoura a minha bexiga nova.
Dona Clotilde imitando a Chiquinha: E pra que ele quer isso?
Chiquinha: Não te interessa... Aposto como o tonto do Chaves não estoura a minha bexiga nova.

Chaves chega no pátio e Dona Clotilde se aproxima de Chiquinha sem ela perceber e estoura a bexiga com uma tesoura. Chiquinha começa a chorar, enquanto Quico chega à vila com outra bexiga.

Quico: O que foi, Chiquinha?
Chiquinha choramingando: Estouraram a minha bexiga.
Quico: O Chaves de novo?
Chiquinha: Não, a bruxa do 71.
Quico: Credo! (Ele esconde a bexiga de Dona Clotilde, que está podando as plantas)
Dona Clotilde: Não Quico, com você eu não faço nada porque você nunca me chamou de bruxa! (Chaves se esconde atrás de Quico para estourar sua bexiga)
Quico: Obrigado, dona Bruxa.
Dona Clotilde: De nada.
Chiquinha xingando: Barbeiro, barbeiro!

 



Chaves que estava escondido para estourar a bexiga do Quico, pega o cigarro do chão e vai estourar, mas Quico não está mais lá, quem está é Dona Clotilde, que é queimada por Chaves com o cigarro. Dona Clotilde grita e Seu Madruga sai de sua casa.

Seu Madruga: O que foi? O que aconteceu?
Quico: Seu Madruga, o Chaves queimou com um cigarro a bruxa do 71.
Dona Clotilde: Ouça, agradeça que eu não tenha estourado essas suas bochechas de balão cheio.
Quico: Mamãe!!

Dona Clotilde ameaça Quico com a tesoura e Seu Madruga tira a tesoura da mão dela, enquanto Dona Florinda sai de sua casa.

Dona Florinda: O que foi?
Quico: Me queria furar a bochecha com a tesoura.
Dona Florinda: Como?

Florinda se aproxima de Seu Madruga e lhe dá mais um tapa. Começa uma discussão generalizada. Chiquinha, Quico, Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde falam todos ao mesmo tempo. Chaves aparece com uma trouxa de roupas indo em direção à rua. Ao verem a cena, todos param de discutir.

Chiquinha: Onde vai, Chaves?
Chaves: Pois como sempre a culpa é do Chaves mesmo, então é melhor eu me mudar pra outro lugar.
Chiquinha: Não vá não, Chaves.
Quico: Chaves, não vá não.

Todos que estavam na discussão dizem a mesma coisa: "Não vá, Chaves". Chega um vendedor de balões à vila.

Seu Madruga: Olhe quantas bexigas chegaram! Eu quero todas! (Ele compra todas as bexigas para Chaves)

Vendedor: Vai pagar?
Seu Madruga: Claro que vou, como não?... aqui está! (Vai em direção do Chaves) Toma, é tudo seu!

Chaves pega todos os balões e eles carregam Chaves pra cima. Os balões levam o Chaves!!!