Variedade do chapolin

04-08-2010 11:57

 Já notou como Chespirito usa as letras "CH" em suas criações? Chespirito só notou a coincidência entre seu apelido e o nome de seus personagens, Chaves (El Chavo) e Chapolin (Chapulín), algum tempo depois de tê-los criado. Achou original e decidiu que essa seria a sua marca.


 

El Chavo del Ocho
Nome original de Chaves
Chapulín
Nome original de Chapolin Colorado
Chilindrina
Nome original de Chiquinha
Churichurifunflais
Refrão de música cantada em um episódio de Chapolin
Cholofômpila
Coisa inventada por Chaves no exame de desenho da escola
Chiforímpula
Outra coisa inventada por Chaves no exame de desenho da escola
Churruminos
Insetos imaginários que só Chaves enxerga
Chaparrón Bonaparte
Nome original de Pancada, outro personagem de Chespirito
Chiriploca
Nome da convulsão de Pancada
Chapatin
Personagem de Chespirito
Chompiras
Nome original de Chaveco, um personagem do Clube do Chaves
Charrito
Nome de filme de Chespirito
Chanfle
Nome de filme de Chespirito
Chamóis
Um ladrão que se disfarçava de qualquer pessoa em "Chaveco"
Chis
Personagem de história em quadrinhos desenhado por Chespirito
Chipote Chillón
Marreta biônica, a arma do Chapolin Colorado
Chispoteó
"Me chispoteó" --> "É que me escapuliu"
Churros
Seu Madruga vende churros para Dona Florinda em um episódio de Chaves
Chifrinhos de nozes
Dona Florinda faz chifrinhos de nozes, um prato típico do México, em um episódio de Chaves
Chirimóia
Planta que aparece em um episódio de Chaves
Cheves
Marca de cerveja que aparece em um episódio de Chapolin
Chusma
Tradução de "gentalha"
Chopin
Chespirito interpretou Chopin em um episódio de Chapolin
Chirrín Chirrión do diabo Varinha mágica para fazer as coisas aparecerem e desaparecerem, que aparecem em um episódio de Chapolin

 Cenários:

odos os cenários utilizados em Chaves:


 

 

1° e 2° pátios: Lugar onde ficam as casas da vila, e onde acontece a maior parte das trapalhadas dos personagens.

 

 

 

Sala da casa do Seu Madruga: Aparece em diversos episódios: Espíritos Zombeteiros, Falta de luz na vila, Chiquinha doente, Aniversário do Seu Madruga, entre outros.

 

Casa da Dona Florinda: Também aparecem em diversos episódios: Quico doente, O escorpião do Prof. Jirafales, Aniversário do Quico, entre outros.

 

Escola do Professor Jirafales: Muitos episódios se passam na escola, onde o Professor ensina, ou pelo menos tenta ensinar às crianças da vila. Em alguns episódios aparece o lado de fora da escola.

 

Acapulco:  Hotel onde todos os personagens passam as férias.

 

Rua do lado de fora da vila: O lado de fora da vila é onde fica a Tienda del Chavo (barraca de refrescos do Chaves). Aparece também quando Chaves e Quico lavam o carro do Sr. Barriga, e em outros episódios.

 

Quarto do Quico: Aparece no episódio em que os personagens estão vendo os álbuns de fotos.

 

Quarto da Chiquinha: Aparece no episódio em que a Chiquinha finge que está doente, mas no final descobre que ficou doente de verdade. E também no episódio dos frangos assados da Dona Clotilde.

 

Terreno abandonado: No episódio que o Professor Jirafales e o Seu Madruga tentam ensinar futebol americano para a criançada da vila.

 

Barbearia: Episódio em que o Seu Madruga consegue o emprego de barbeiro, e tenta fazer a barriga do Sr. Barba... digo, a barba do Sr. Barriga.

 

Parque: Episódio que o Seu Madruga é fotógrafo. Ele tira uma foto do Godinez neste parque.

 

Restaurante da Dona Florinda: Seqüência de episódios em que Dona Florinda compra um restaurantee contrata Chaves como garçom. Estes episódios possuem três cenários: o restaurante propriamente dito, a cozinha e o lado de fora.

 

Casa do Sr. Barriga: O Sr. Barriga resolve reformar a vila e convida todos os seus moradores para ficarem em sua casa até as reformas terminarem. Lá se passam 4 episódios especiais de Natal.

 

Cinema: Cenário onde todos os personagens assistem um filme e Chaves sempre interrompe, dizendo que queria ter visto o filme do Pelé.

 

Espaço fora da vila: Local onde ocorrem as apresentações de ioiô dos artistas contratados pelo Seu Madruga. Também aparece no inédito "Bilhetes de loteria".

 

Casa da Dona Clotilde: A casa da Bruxa do 71 aparece no episódio em que as crianças vão devolver o jornal para ela e sonham que Dona Clotilde está fazendo uma poção mágica para cozinhar o Seu Madruga.

 

Parque de diversões: Onde Chaves, Nhonho e Godinez se divertem. Dona Florinda e o Prof. Jirafales cantam a música "Quando me dizes" neste episódio.

 

Venda abandonada: Episódio que não é exibido no Brasil. Chaves vende água fresca para o Seu Madruga nesta venda.

Cozinha da casa do Seu Madruga: Onde Quico se esconde, no episódio "Espíritos Zombeteiros". Esse episódio não é mais exibido no Brasil.

 Animais:

Madruguinha

 

Este é o nome que Quico deu ao seu cãozinho de estimação, que foi um presente do Professor Jirafales. Ele deu esse nome em homenagem ao Seu Madruga. Segundo Quico, Madruguinha era a cara do Seu Madruga; e segundo Chaves, Seu Madruga era muito mais boa gente, simpático e podia ser até mais inteligente.

 

Quico e Chaves (o burro vai na frente) deram um banho no Madruguinha, na fonte do segundo pátio. Quico levou sabão e um shampoo de sua mãe para lavar o cachorrinho. O balde, que Quico também tinha levado, estava furado e Chaves, sem querer querendo, molhou a todos. Mais tarde, Dona Florinda levou o cachorrinho embora da vila e Quico achou que a Bruxa do 71 o transformou em regador.

 

Gato do Quico

 

Este animalzinho foi mais um presente do Professor Jirafales para Quico. O garoto contava piadas para o gato, quando este fugiu para a rua. Chaves, que tinha roubado a bicicleta do Seu Madruga, atropelou o gato. Então, o Professor Lingüiça sugeriu que fizessem uma espécie de julgamento (como nos filmes do Pédi mais um) para descobrirem se Chaves era culpado ou inocente.

 

No julgamento, Chaves é absolvido da acusação, porque havia se distraído com o Professor Jirafales que olhava uma mulher muito bonita na rua, e então atropelou o gatinho.

 

Gato da Dona Florinda

 

Outra vez um presente do Professor, mas desta vez para Dona Florinda. Ela parece não ter gostado muito do gato, afinal ela odeia animais. Tanto que até já pregou uma placa na entrada da vila, proibindo animais e crianças pequenas. Chiquinha acha que o gato da Dona Florinda está comendo seus peixinhos coloridos, então resolve pegar um rolo de macarrão a fim de "desgatizar" a vila, mas não tem sucesso pois o gato já havia sido atropelado na rua.

 

No final, o mistério do sumiço dos peixinhos foi solucionado. Era o pobre Chaves que os comia.

 

Satanás

 

Este cachorrinho, com nome muito sugestivo, pertence à Dona Clotilde. Ele aparece no episódio em que a Bruxa do 71 tem de tomar conta de sua sobrinha recém-nascida. Porém, ninguém pode saber disso, pois Dona Florinda havia pregado uma placa na entrada da vila proibindo crianças pequenas e animais.

 

Num engano de Chaves, ele troca as cestas em que estavam as compras do Seu Madruga e a sobrinha da Bruxa. Então, o garoto leva a menina para o Seu Madruga e este acha que abandonaram a bebê na rua, e se propõe a cuidar dela. Até Dona Florinda se compromete a ajudar. Mas se o velho Madruga não apanha da Florinda, apanha da Dona Clotilde, que acha que Seu Madruga roubou a sua sobrinha.

 

Cachorrinho do Seu Madruga

 

Chaves chega na vila com um cachorrinho, que diz ter encontrado na rua. Mas na verdade o cãozinho era do Seu Madruga. Mais uma vez, na entrada da vila há uma placa proibindo animais. Neste mesmo episódio, Chaves é mordido por um cão na rua. Uma reunião é feita na casa do Seu Madruga para decidirem o que fazer com Chaves, então ele e o Seu Madruga vão para a rua procurar o cachorro que mordeu o garoto, e descobrem que o animal morreu.

 

Peludinho

 

Chiquinha pede um cãozinho de estimação para seu pai, mas ele diz que não vai lhe dar. Então, ela convence Chaves a ser o seu cachorrinho, prometendo lhe dar comida. O pobre garoto aceita e faz tudo o que sua "dona" manda: senta, late, lambe a mão do Seu Madruga, etc

 

No final do episódio, Chiquinha e Chaves (Peludinho) cantam uma música. Depois Chiquinha com um fantoche canta a música "Quero que saiba que sou feliz".

 

Soriano

 

Este é o nome do pássaro da Dona Neves. O animal aparece no episódio de Natal, em que os moradores da vila vão passar um tempo na casa do Sr. Barriga, a fim da vila ser reformada.

 

Escorpião do Professor Jirafales

 

O Professor mostra um escorpião aos seus alunos. Quico pede que o deixe levar o escorpião para mostrar a sua mãe, então o Professor empresta, dizendo para Quico ter muito cuidado. O garoto troca o vidro em que estava o escorpião por um vidro vazio com Pópis, mas não percebe. Assim, ele acha que o escorpião sumiu. Dona Florinda se assusta com a notícia do sumiço do escorpião e derruba vários alfinetes que carregava em uma caixinha. Professor Jirafales, Seu Madruga, Chiquinha e Quico encostam em alfinetes espalhados por toda a casa da Dona Florinda, e acham que foram picados pelo escorpião.

 

Ratos

 

Em um episódio no restaurante da Dona Florinda os ratos invadem o estabelecimento, espantando todos os clientes. Chaves espalha diversas ratoeiras pelo restaurante, até nas gavetas da cozinha.

 

Lagartixas

 

No primeiro episódio que chegou ao Brasil, Chaves caça lagartixas com um estilingue. Ele arranca até o charuto da boca do Professor Jirafales. Chaves ainda troca uma laranja por uma lagartixa morta com Chiquinha.

 

Minhocas

 

Chaves caça minhocas e as amassa com o ferro de passar do Seu Madruga. Ele pergunta ao Madruga se ele sabe como ficam as minhocas depois de amassadas, e ele diz que não. Então, Chaves dá a resposta: ficam como minhocas amassadas.

 

"Inseptos" do Chaves

 

Chaves caça insetos e os mata com gasolina. Ele acha um pacote de pipocas vazio no chão e resolve guardar seus insetos ali. Nhonho aparece, acha que a gasolina é um refresco e bebe. Chiquinha, Seu Madruga e Dona Clotilde ainda comem os insetos pensando que eram pipocas.

 

Touro

 

No episódio em que as crianças brincam de toureiros, há um touro de brinquedo. Este animal foi um presente do Sr. Barriga para as crianças da vila. Seu Madruga, querendo alguém para descontar os tabefes que leva da Dona Florinda, dá um tapa no touro mas machuca a mão.

 

Churruminos

 

Estes são os insetos que só existem na imaginação do Chaves. Ele destrói o restaurante da Dona Florinda caçando churruminos.

 

Porco

 

Pópis dá uma "aula" sobre higiene na lousa da escola do Professor Jirafales. Chaves desenha um porco na lousa, com as letra que Pópis havia escrito.

 

O porco também é citado quando Seu Madruga, querendo que Chaves pare de lhe importunar, pede para o garoto ver se o porco botou um ovo. Ele, então, pergunta pro Sr. Barriga: "Botou ovo?"

 

Peixinhos coloridos

 

Chiquinha ganha peixinhos coloridos, e eles começam a desaparecer. A garota acha que o culpado pelo sumiços dos peixes é o gato da Dona Florinda. Porém, no final todos ficam sabendo que o culpado verdadeiro é Chaves, que come os peixes do aquário.

 

Tubarão

 

No episódio da fonte dos desejos, Quico cai na fonte (que não tem nem 20 cm de água) e começa a se afogar, dizendo que está vindo um tubarão em sua direção.

 

Ratinho

 

Aparece no episódio perdido no SBT, conhecido pela maioria dos fãs pelo DVD lançado pela Imagens Filmes. Sabe-se lá de onde Quico tirou aquele ratinho, que ele mostra no final do episódio do Madruguinha, ao saber que sua mamãe devolveu o cachorro porque na vila estavam proibido os animais. Ele tira o animal de um saquinho do seu bolso.

 

 

 

Comidas e bebidas

Algodão-doce: Quico joga terra no algodão doce da Chiquinha. Seu Madruga esfrega um na cara de Dona Florinda. Chiquinha compra dois algodões doces com o dinheiro do Chaves e do Quico.

 

Banana: Chaves invade a casa de Dona Florinda à procura de um pedaço de pau. A mamãe do Quico dá uma banana ao pobre Chaves.

 

Biscoitos: Dona Florinda, Prof. Jirafales e Quico comem biscoitos falando da fome mundial mas não oferecem nenhum para Chaves.

 

Bolo: Aparece em vários episódios, como um em que Chaves come um bolo que seria para Seu Madruga e ele pensa que o bolo dele era o que Quico tinha comprado para o Professor Jirafales. Também aparece no aniversário do Quico, em que Chaves come o bolo com a mão.

 

Café: Aparece em quase todos os episódios pois Dona Florinda sempre oferece uma xícara de café para o Prof. Jirafales.

 

Carambolas: No mesmo episódio do algodão-doce, Chaves ganha carambolas de Seu Madruga e as planta num vaso, jogando terra na cara das pessoas.

 

Caramelos: Chiquinha compra caramelos para ela e Seu Madruga tirarem o gosto de insetos com gasolina que haviam comido achando que era pipoca.

 

Chicletes: Chaves ganha uma caixinha de chicletes e não quer repartir com Chiquinha, que vai se queixar com Seu Madruga.

 

Chifrinhos de nozes: Dona Florinda prepara chifrinhos de nozes (um prato típico do México) para o Professor Jirafales, mas Quico esquece de vigiar o forno e todos os chifres são queimados.

 

Churros: Dona Florinda faz churros para Seu Madruga vender e oferece alguns para o Prof. Jirafales, mas Chaves come todos eles.

 

Espaguete: Seu Barriga vai ao restaurante de Dona Florinda e derrubam espaguete em seu terno.

 

Frango a fru-fru: Dona Florinda prepara este frango para o Prof. Jirafales em seu aniversário, mas Chaves derruba a mesa em que estava o prato.

Frango assado: Dona Clotilde faz 3 frangos para Seu Madruga. O primeiro Chiquinha rouba, come e passa mal, o segundo ela derruba quando tropeça e o terceiro Chaves come quando estava na mesa do Seu Madruga.

 

Laranja: No episódio em que Chaves caça lagartixas ele troca com Chiquinha uma lagartixa morta por uma laranja.

 

Leite: Aparece quando Seu Madruga é leiteiro; quando Chaves busca para Dona Clotilde e bebe parte dele; e quando Seu Madruga trabalha na reforma da vila, além do episódio em que Seu Madruga é sapateiro e Chaves confunde cola com leite.

 

Maçãs: Paty, Pópis e Godinez dão maçãs ao Professor Jirafales achando que vão ganhar notas boas em troca.

Melancia: Nhonho traz uma para o Professor Jirafales no mesmo episódio das maçãs.


Ovos: Seu Madruga e Chiquinha tentam desjejuar o Chaves com ovos mas dá tudo errado, pois os ovos são confundido com bolinhas de pingue-pongue.

 

Pães: Quico dá um saco de pão para Chaves, mas Prof. Jirafales senta em cima. Em outro episódio, Seu Madruga pede para Chiquinha ir comprar pães mas ela come tudo no meio do caminho.

 

Panquecas: No aniversário do Prof. Jirafales, ele, Dona Florinda e Dona Clotilde vão comer panquecas no bar mas Chaves e Chiquinha levam a bandeja.

 

Pipoca: Nhonho come pipocas e joga o saco no chão, Chaves o aproveita para guardar insetos com gasolina, que são confundidos com pipocas por Chiquinha, Seu Madruga e Dona Clotilde.

 

Pirulito: Uma das comidas que mais aparecem. Quico exibe seus grandes pirulitos para Chaves e não os reparte. Os pirulitos sempre são motivo de brigas entre Chaves, Chiquinha e Quico.

 

Refrescos: Chaves abre uma barraca de refrescos que se chama "Tienda del Chavo", que aparece em vários episódios. Os refrescos também aparecem em muitos episódios, quando Quico os compra e faz inveja a Chaves e Chiquinha.

 

Sanduíche de presunto: É a comida preferida do Chaves, mas Quico nunca reparte os seus com ele.

Sanduíches: No aniversário do Quico, Chaves rouba os sanduíches do Nhonho e depois divide com o Seu Madruga.

Sopa: No restaurante, Jaiminho quer comer sopa e Chaves o atrapalha.

Torta: Jaiminho pede uma torta e Dona Neves não deixa Chaves trazer porque seus direitos trabalhistas de garçom não estão sendo respeitados por Dona Florinda.

 Esportes:

Futebol: O esporte que mais aparece. Chaves, Quico e Chiquinha sempre estão jogando bola; isto quando não estão brigando para ver quem fica no gol, quem chuta a bola, e se Quico empresta a bola para todos jogarem. Chespirito tinha adoração por um craque brasileiro: Pelé. E diversas vezes seu nome é citado nos episódios. Quem não se lembra do Professor Jirafales acordando depois de uma pancada na cabeça, e gritando: "Gooooool... de Pelé!". Em um determinado episódio, Chaves e Quico jogam bola e Chiquinha narra o jogo com um pirulito, como se fosse um microfone.

 

Futebol americano: Este esporte, que não é muito comum no Brasil, aparece em apenas um episódio, quando o Sr. Barriga dá uma bola de futebol americano para a criançada da vila brincar. Dona Florinda se opõe à idéia das crianças ficarem brincando no pátio. Então, Seu Madruga tem a "grande" idéia de dar (ou tentar dar) aulas de futebol americano às crianças em um terreno baldio perto da vila. Mas Chaves, Quico, Godinez e Nhonho não tinham muito gente para o esporte e, no final para variar, quem acaba mal é o Seu Madruga, que acaba sendo esmagado pelas crianças na disputa pela bola.

 

      

Pingue-pongue: Também aparece em um episódio, quando o Professor Jirafales dá duas raquetes e bolinhas de pingue-pongue para Quico. Como este não tinha uma mesa para jogar, Nhonho resolve trazer a sua para a vila para todos jogarem. Como não poderia deixar de ser, há muitas brigas e discussões para ver quem iria jogar. Além disso, vários ovos que serviriam para o desjejum de Chaves foram quebrados, confundidos com bolinhas de pingue-pongue. O pingue-pongue também aparece no episódio dos violões, no qual Seu Madruga tenta ensinar Chaves e o Professor tenta ensinar Quico a tocarem violão. No final, como as crianças não aprenderam a tocar nada, elas resolvem utilizar os violões para jogarem pingue-pongue.

 

BoxeAparece naquela seqüência de episódios em que Seu Madruga iria ser despejado da vila e os moradores da vila relembram de histórias vendo álbuns de fotografias. Seu Madruga conta suas histórias de boxeador para as crianças e até dá uma aula de como lutar boxe para Chaves. No final da história, Sr. Coração, que tem uma grande barriga... digo, Sr. Barriga que tem um grande coração, inventa uma história de que estava assistindo uma luta do Seu Madruga, para não ter que despejá-lo da vila. As fotos abaixo são do álbum de fotografias do Seu Madruga.

 

 

Basquete: Não aparece o esporte propriamente dito, mas é citado uma vez em que Quico fica jogando sua bola colorida na parede, e diz que está jogando basquete mas sem cesta.

 

Beisebol: Em um episódio, Chaves fica tentando rebater sua bola de beisebol com uma vassoura, mas não consegue. E adivinhem quem está chegando na vila na hora em que Chaves vai rebater a bola? A outra bola... quer dizer, o Sr. Barriga.

 

Natação: No episódio de Acapulco, Quico dá uma "fantástica" demonstração do esporte, ao sair da piscina, quando está se afogando com o Professor Jirafales.

 

Xadrez: No mesmo episódio, Sr. Barriga e Professor Jirafales jogam xadrez, enquanto Seu Madruga dá palpites para o Sr. Barriga, que acaba perdendo o jogo. Mais tarde Chaves, perseguindo Quico, derruba a mesa em que o Professor e o Sr. Barriga estão jogando.

 

Tiro ao alvo: No episódio do parque de diversões, quando Chaves, Nhonho e Godinez brincam na barraca de tiro ao alvo.

 

Boliche: Seu Madruga tenta ensinar Chaves a jogar boliche, naquele episódio em que o Madruga compra e vende objetos usados ("Chapéu, sapato ou roupa usada, quem tem?"). Mas o garoto não entende nada e, como de costume, acaba acertando o Sr. Barriga com a bola de boliche (o corpo do Benito).

 

Damas: Quico e Chiquinha jogam damas no primeiro episódio da trilogia "Seu Madruga vende churros".

 

Tourada: Seu Madruga foi o "rei das muletas" quando mais jovem, e ensina para a criançada da vila a verdadeira técnica dos toureadores.

 

 
Brincadeiras:

Barbeiro: Chaves corta o cabelo da Chiquinha e enche a cabeça do Quico de shampoo.

 

Barquinhos: Quico, Chaves e Chiquinha brincam de barquinhos no chafariz da vila. Quico tem um barquinho de brinquedo, enquanto Chaves e Chiquinha contentam-se com um de papel.

 

Bruxaria: Chaves pega a varinha da Bruxa do 71 como espada e acredita que esta tem poderes. Isso porque a havia encostado num bolo que estava na janela da Dona Florinda, que no fim acaba desaparecendo.

 

Carrinhos: Quico e Chaves brincam de carrinhos no episódio em que a Chiquinha esconde o carrinho do Quico no motor do carro do Sr. Barriga, e em vários outros episódios.

 

Casinha do Quico: Quico pega dois travesseiros e Chiquinha uma cadeira para brincarem de casinha.

 

Chaves é um cachorro: Chiquinha convence o Chaves a ser seu cachorro pois seu pai não quer lhe dar um de verdade.

 

Corda: Quico e Chaves brincam de pular corda. Em outro episódio eles usam o fio do ferro e as gravatas do Seu Madruga para pular corda.

 

Disco voador: Seu Madruga pede para Chaves dizer-lhe a frase "Já chegou o disco voador", no intuito de avisar-lhe quando Sr. Barriga chegasse para cobrar o aluguel. Quico ganha um disco voador de brinquedo de sua mãe.

 

Escola: Chiquinha, Chaves e Pópis brincam de escola, e tomam uma bronca do Prof. Jirafales por estarem imitando-o.

 

Esconde-esconde: Chaves, Quico e Chiquinha brincam de esconde-esconde. Quico se esconde dentro de uma caixa, Seu Madruga prega a caixa e Quico fica preso.

 

Figuras de barro: As crianças utilizam a terra dos vasos para fazer diferentes desenhos.

 

Futebol: A brincadeira mais famosa. Chaves joga futebol com o Quico e Chiquinha usa o pirulito para narrar o jogo.

 

Guerra da independência: Cada um usa um rifle de brincadeira, só que Chaves usa uma vassoura disfarçada de rifle. Em outro episódio, Chiquinha, Chaves e Quico brincam de soldados da independência e fazem uma algazarra pela vila com apitos, cornetas e tambores.

 

O cinto escondido: Chiquinha esconde um cinto do Seu Madruga e quem encontrá-lo, dá "cintadas" nos outros que não o acharam.

 

O tesouro escondido: Chaves e Quico, achando que são piratas, fazem um buraco no piso no intuito de buscarem supostos "tesouros escondidos". Escavam até romper alguns encanamentos.

 

Os atropelados: Chaves deita no chão da vila se fazendo de atropelado e Quico joga molho de tomate em cima dos olhos e joelhos dele. O pobre Chaves faz isso para se passar por atropelado e ganhar comida da Dona Clotilde.

 

Os carpinteiros: Quico pega o serrote, Chaves o martelo, e Chiquinha as porcas do Seu Madruga. Chaves e Quico dão marteladas no Prof. Jirafales.

 

Os encantados: Quando a Chiquinha encosta no Quico ou no Chaves eles têm de ficar paralisados, até que alguém toque suas cabeças e os libertem da fase "estátua".

 

Os fantasmas: Chaves e Chiquinha brincam de fantasma para assustar a vizinhança no episódio "O filme de terror".

 

Os sapateiros: Chaves tenta consertar o sapato do Quico com as coisas do Seu Madruga.

 

Pingue-pongue: Quico, Nhonho e Chaves jogam pingue-pongue com as raquetes que Quico ganhou do Professor Jirafales.

 

Soco mais fraco: Chiquinha perde, pois dá uma baita bofetada no Quico.

 

Tortinhas de merengue: Chiquinha usa o creme de barbear do seu pai para fazer tortinhas de merengue.

 

Toureiros: O Sr. Barriga dá de presente um carrinho-de-mão com a cabeça de um touro e, enquanto brincam com esse carrinho, assustam Quico e Dona Florinda. Depois, golpeiam quase todos.

 Brinquedos:

 

Avião: Aparece no episódio em que Chiquinha diz que seu balão é melhor que o avião de Chaves, mas como o avião tinha um prego, ele estoura o balão de Chiquinha.

 

Balões: Várias pessoas tem esse brinquedo, menos Chaves, que não tem dinheiro para ter o seu.

 

Barco do Quico: Também aparece no episódio "Os barquinhos de papel", mas o barquinho dele não é de papel e sim de plástico.

 

Barquinho de papel da Chiquinha: Esse é um brinquedo que aparece no episódio "Os barquinhos de papel", e Chiquinha ainda ganha um barco gigante de papel de Seu Madruga.

 

Bola do Chaves: Aparece em dois episódios: "Seu Madruga pintor" e "As novas vizinhas", quando Chaves vê com Quico qual é a bola que pula mais alto, mas não é nenhuma delas! Quem pula mais é o Seu Barriga. E também no episódio "As novas vizinhas", Chaves tenta impressionar Paty com uma bola de tênis, mas acaba perdendo para Quico.

 

Bola do Quico: Aparece em quase todos os episódios e é com esse brinquedo que ele mais brinca. Na maioria das vezes Chaves tenta acertar Quico com a bola dele, quando está com raiva.

 

Bolinhas de barro cozido: São as bolinhas de barro cozido que a Chiquinha dá para Chaves, mas Chaves pensa que é comida. Aparece na primeira parte do episódio "Seu Madruga sapateiro".

 

Bolinhas e raquetes de pingue-pongue: Aparece no episódio "O desjejum do Chaves" quando Nhonho vem à vila para fazer adivinhações.

Boneca da Chiquinha: Aparece no episódio em que Chiquinha queria que Chaves fosse o pai de sua boneca, mas ele nega e volta a aceitar quando Chiquinha mostra um sanduíche de presunto.

 

Boneca da Pópis: Aparece em quase todos os episódios que Pópis participa. Ela se chama Serafina e Pópis adora brincar com ela.

 

Buzina: Esse brinquedo aparece em episódios inéditos e perdidos de Chaves. "O homem da roupa velha" é um exemplo deles.

 

Carrinhos de brinquedo: Os carrinhos de brinquedo do Quico são muito bonitos. A maioria dos carrinhos são quebrados por Chaves, pois este tem apenas um carrinho de papelão.

 

Carrinho de papelão: É um carrinho que aparece no mesmo episódio em que Chiquinha queria que Chaves fosse o pai da filha dela.

 

Confete: Aparece no episódio "O dia da Independência". Seu Madruga joga confete na cara do Quico, para que a mãe dele pensasse que ele estava comendo o confete.

 

Equipamento de beisebol: Aparece no episódio em que Chaves brinca com o equipamento de beisebol improvisado por ele, mas depois Quico aparece com um de verdade.

 

Estilingue (atiradeira): É um brinquedo que aparece em dois episódios: "O caçador de lagartixas" e "O ratinho do Quico", episódio que não é mais exibido no Brasil.

 

Garrafas: Aparece no episódio "O velho do saco" e Chiquinha pega as garrafas para brincar de boliche com chaves.

 

Ioiôs: Os ioiôs aparecem no episódio "Seu Madruga contrata profissionais de ioiô". Chaves vende jornais e consegue dinheiro para comprar o seu, mas Quico consegue o seu num instante.

 

Mesa de pingue-pongue: Aparece no mesmo episódio. Nhonho pede para seu pai colocar sua mesa na vila para Quico, Chaves e ele jogarem.

 

Nave de astronauta: A nave de astronauta do Quico é um brinquedo que aparece no episódio "Seu Madruga Leiteiro", e é confundido com uma garrafa de leite por Chaves.

 

Pau de brinquedo do Chaves: Aparece no episódio "Quico fica preso em uma caixa. O pau de equilibrista tinha os copos todos grudados.

 

Pião: Aparece no episódio "Festival da boa vizinhança". Chaves estava brincando com o pião, enquanto Chiquinha tentava jogar todo seu charme para cima dele, pois a Bruxa do 71 estava falando do amor entre um homem e uma mulher.

 

Rifle: Aparece no episódio em que Chaves brinca com o rifle disfarçado de vassoura. Quico aparece com um rifle de plástico.

 

Tabuleiro de xadrezProf. Jirafales e Seu Barriga estavam jogando xadrez no episódio "Os farofeiros".

 

Tambor: Aparece no episódio em que todo mundo vai para a casa do Senhor Barriga, e o dono do tambor é o Nhonho.

 

Triciclo: Também aparece em quase todos os episódios o triciclo do Quico, mas ele nunca empresta para o Chaves nem para a Chiquinha. Só emprestou uma vez o triciclo do Chaves, com a condição de pegar a bola dele dentro da casa do Seu Madruga.

Urso de pelúcia: O urso da Paty é um urso que causa inveja para Chiquinha pois o seu urso é muito feio. Isso aparece no episódio "As novas vizinhas".

 

Zabaratana e chumbinhos: Aparece no episódio "O regresso da Chiquinha". Chiquinha começa a atirar chumbinhos com a zarabatana do Chaves, mas no final, Seu Madruga percebe e ele bate em Chiquinha.

 

Seção enviada para o site por Danilo Marques Araújo dos Santos

Placas:

 Carro do Sr. Barriga

 

 

Placa do carro do Seu Barriga nos episódios "Epidemia de gripe" e "Seu Madruga mecânico".

 

Placa do carro do Seu Barriga no episódio "A venda da vila".


Restaurante (Placas de protesto da Dona Neves)

 

 

Associação Pró-Direitos Femininos (Alfafa Para Dona Florinda).

 

Diretório Nacional de Veteranos em Restaurantes (Dona Neves Velha Reumática).

 

União dos Trabalhadores Pró-Juventude (Uma Torta Para Jaminho).


Restaurante (Placas na entrada)

 

 

Placa que ficava na entrada no restaurante antes da Dona Florinda comprá-lo.

 

Placa que a Chiquinha trouxe para o Professor Jirafales pregar na entrada, mas era a placa errada.

 

Placa certa da Dona Florinda.


Entrada da vila

 

 

Placa com vários erros de ortografia, que o Seu Madruga fez para a Dona Florinda pregar na entrada da vila no episódio "A sobrinha da Dona Clotilde".

 

Placa que Dona Florinda prega na entrada da vila, no episódio "Animais proibidos".


Dia das crianças

 

 

Placa do Chaves. O seu significado verdadeiro é "Exigimos melhoras pela liberdade", mas Chaves diz "Esse mestre parece lingüiça".

 

Placa que Chiquinha carrega. "Viva as crianças, abaixo os adultos".

 

Placa de Nhonho. "Protestamos pela invasão dos adultos nos parques públicos.

 

Placa da Pópis, que segundo ela significa "Minha mãe me mima". Na versão do Nhonho seria "Meninas medem meio metro". O significado verdadeiro é "Melhores mestres, melhores meninos".

 

Placa que Paty carrega. "Adultos, vão para casa".


Seu Madruga sapateiro

 

Aparece no episódio "Seu Madruga sapateiro", e Seu Madruga para fugir de Dona Florinda, coloca a placa em sua banquinha de sapateiro. Significa "Fechado para férias".

 

Questionário

Gostou do meu site

sim tudo que eu preciso saber a vila do chaves (5)
42%

eu tambem loco demais (7)
58%

Total de votos: 12