O envelope de dinheiro perdido, versão 1

04-08-2010 12:18

 O envelope de dinheiro perdido, versão 1

 

Seu Madruga chega à lendo um jornal, quando vê que todos os seus móveis estão no pátio. Sr. Barriga dá ordens aos carregadores que colocam os móveis do Madruga pra fora de sua casa.

 



Sr. Barriga: Tirem a mobília toda. Ponham tudo aí!

Seu Madruga fica assustado e sem reação, enquanto Sr. Barriga paga os carregadores e estes são dispensados.

Seu Madruga: Meu senhor, pode me explicar o que significa isso?
Sr. Barriga: Eu avisei que se não pagasse todo o aluguel atrasado, eu despejaria o senhor.
Seu Madruga: Mas eu já tenho o dinheiro?
Sr. Barriga: Ah é? Então dá!
Seu Madruga: Está ali dentro, venha. Vamos entrar.

Seu Madruga e Sr. Barriga entram na casa do primeiro. Chaves chega no pátio equilibrando uma vassoura e não percebe os móveis do Seu Madruga, e acaba tropeçando. Ao ver os móveis, o garoto também se espanta.

Chaves: Chiquinha, Chiquinha!
Chiquinha: O que foi Chaves?
Chaves: Olha, isso aqui é igualzinho ao que você tem na sua casa.
Chiquinha: É mesmo!
Chaves: E a cama também é igualzinha a que tem na sua casa. E isso aqui também. Todos os móveis são iguaizinhos aos da sua casa.
Chiquinha: Não são iguaizinhos aos móveis da minha casa. São os móveis da minha casa.
Chaves: Nossa, e o que eles estão fazendo aqui fora?
Chiquinha: Ah, eu já sei! Meu pai vai comprar móveis novos, Chaves!
Chaves: E por isso ele botou aqui fora?
Chiquinha: Ele vai jogar tudo no lixo... Vamos, vamos brincar!

Os dois sobem em cima da cama e começam a pular e cantar.

 
Chiquinha: Vamos Chaves, agora vamos brincar de saltar. Vamos ver quem salta mais longe.
Chaves: Ah isso é fácil.
Chiquinha: Pois eu duvido.
Chaves: Quer ver?... E é UM, e é DOIS, e é TRÊS!

Chaves pula da cama e cai em cima do Seu Madruga e do Sr. Barriga, que saiam da casa do Madruga.

Seu Madruga: Tinha que ser o Chaves mesmo! (Dá um cascudo no garoto, que chora) Sai daqui!... Mas eu juro, eu tinha o dinheiro na minha carteira, acontece que...
Sr. Barriga: Chega de conversas! Olhe, eu vou cobrar o aluguel das outras casas e volto já!
Seu Madruga: Sim senhor, não tenha pressa hein?

Sr. Barriga vai para o outro pátio, Seu Madruga entra pra sua casa e Chiquinha vai consolar Chaves, que continua chorando.

Chiquinha: Não chora, Chaves, não chora. Olha, vamos brincar que aqui era um acampamento e que eu era a mocinha bonita e que eu tinha sido raptada pelos índios e...
Chaves: E que eu era o mocinho.. e que eu chegava com a arma... e que... com o cavalo e... cadê o cavalo? (Chaves se vira e bate a cara com o guarda-roupas que estava no pátio)
Chiquinha: Não seja burro Chaves. Você parece que não enxerga. Pra que te servem os olhos?
Chaves: Pra chorar.
Chiquinha: É, já percebi. Mas agora chega de chorar. Pega o seu cavalo pra me salvar dos índios malvados. (Quico entra em cena)
Quico: Chaves, do que que vocês tão brincando?
Chaves: Do que não te interessa. (Quico fica nervoso e dá um soco em Chaves) Agora sim você vai ver... (Chaves começa a correr atrás de Quico em volta do guarda-roupa)
Quico: Não Chaves, peraí... não Chaves!
Chiquinha: Pega ele, Chaves! Bate nele!

Quico para de correr em volta do guarda-roupa mas Chaves continua. Ao perceber que Quico parou, Chaves vai bem devagarzinho para lhe dar um soco, mas Quico sai do seu lugar e o Sr. Barriga aparece. O resto vocês já sabem: Sr. Barriga leva o soco no lugar do Quico.

 



Sr. Barriga: Tinha que ser o Chaves de novo! Agora você vai ver o que vai acontecer com você. (Sr. Barriga vai dar um soco em Chaves mas ele se abaixa, e o Barriga acerta a mão no guarda-roupas) Ai, minha mão! Miserável, eu vou acabar com você!

Chaves foge para o outro pátio e o Sr. Barriga vai atrás dele. Seu Madruga sai de sua casa.

Seu Madruga: Chiquinha!
Chiquinha: Sim, pai.
Seu Madruga: Chiquinha, você não viu onde eu deixei o dinheiro do aluguel?
Chiquinha: Sim, papai. O senhor disse que ia colocar em um envelope de papel e que depois ia colocar em algum móvel.
Seu Madruga: Ah, tem razão! Mas em que móvel eu guardei?
Chiquinha: Nem imagino.
Seu Madruga: Me ajude a achar então.

Os dois começam a procurar o envelope, enquanto Chaves ainda fugindo do Sr. Barriga se esconde dentro do guarda-roupa.

Sr. Barriga: Ele só pode estar por aqui. Só pode... (Sr. Barriga tropeça no Seu Madruga que estava procurando o envelope e cai em cima de uma cadeira, quebrando-a. Seu Madruga ajuda ele a se levantar)
Seu Madruga: Pegue os óculos dele, Chiquinha... Senhor, por favor me perdoe. Não foi por querer, sim. Perdão, é que eu estava procurando o dinheiro do aluguel, senhor!
Sr. Barriga: E eu estou procurando o Chaves do 8.
Chiquinha: Está aí... está aí... está aí o problema, eu não vi!
Sr. Barriga: Olhe aqui, por aqui ele veio... E o senhor é melhor que encontre esse dinheiro porque senão vai me pagar muito caro. É bom achar mesmo, porque caso contrário... (Chaves tira a mão pra fora do guarda-roupa e o Sr. Barriga esmaga ela encostando do guarda-roupa)
Seu Madruga: Eu vou encontrar, eu garanto. (Seu Madruga abre o guarda-roupa e Chaves lhe dá um soco, pensando que era o Sr. Barriga) Tinha que ser o Chaves mesmo (Dá um cascudo no garoto) Em vez de eu castigar você eu devia estar procurando o dinheiro.
Chaves: Que dinheiro?
Chiquinha: Ah o dinheiro que estava em um envelope branco. Ajuda a gente a procurar! Procura desse lado aí. (Chaves se abaixa pra procurar e bate a cabeça em uma estante) Ai Chaves, como você é tapado. Você é tão tapado, tão burro que se tivesse um concurso pra eleger o menino mais burro do mundo...
Chaves: Já sei, eu ia ganhar.
Chiquinha: Não! Perderia por burrice.
Seu Madruga: Querem parar de discutir e me ajudar a procurar! (Os três começam a procurar de novo. Seu Madruga se abaixa como Chaves fez a instantes atrás)
Chiquinha: Cuidado, cuidado! O que vai fazer?
Seu Madruga: Eu vou procurar aqui.
Chiquinha: Ah papai. Não vai bater a testa como o Chaves bateu.
Seu Madruga: Vai me colocar no seu concurso? Eu já expliquei que não há bata. (Ele se abaixa enquanto Chaves abre uma gaveta da estante, com isso Seu Madruga bate a cabeça na gaveta) Chaves outra vez, fecha essa gaveta!!! (Chaves fecha a gaveta e prende os dedos do Seu Madruga dentro) Ah minha mão! Minha mão!

 

 


Chiquinha: O que houve com ela? (Olhando para a mão que está fora da gaveta)
Seu Madruga: A outra! A outra! (Chaves abre a gaveta) Tinha que ser o Chaves mesmo (Seu Madruga dá um cascudo em Chaves mas como sua mão está doendo, quem se dá mal é o Madruga)
Chiquinha: Que besteira! Que besteira! (Quico entra em cena)
Quico: Chaves, Chaves! O dono daqui da vila tá te procurando pra te bater!
Seu Madruga: Eu também tô procurando pra bater nele! Cadê? Onde ele tá? (Chaves se esconde outra vez no guarda-roupas)
Quico: Entrou no guarda-roupas!
Chiquinha: Não seja dedo-duro, Quico! Não papai, ele não entrou nada. (Seu Madruga abre o guarda-roupas mas acerta o Sr. Barriga com a porta)
Seu Madruga: Ai... é... não doeu, não doeu... (Enquanto Seu Madruga se desculpa, Chaves sai do guarda-roupas) Olha, o Chaves tá no guarda-roupas
Sr. Barriga: Ah sim? Não me diga! Então com licença que eu tenho um trabalho!
Seu Madruga: Claro, claro! A vontade. (Sr. Barriga entra no guarda-roupas)
Chiquinha: Chaves, Chaves..
Chaves: Vamos empurrar, vai... (Chaves e Chiquinha derrubam o guarda-roupas com o Sr. Barriga dentro)
Seu Madruga: O que você fez? Ah.. o que é isso? (Seu Madruga vê um envelope no chão)Agora me lembro, eu deixei o envelope com o dinheiro em cima do guarda-roupas. Por isso eu não encontrava o maldito dinheiro (Sr. Barriga sai de dentro do guarda-roupas) Eu encontrei, tá aqui! Cem, duzentos, trezentos, quatrocentos...